Fernanda Rengel, Instrutora de SwáSthya Yôga,

 

Fernanda-Rengel_celebrity-Fashion-blog_alexia-nascimento

Essa semana entrevistei a professora Fernanda Rengel, instrutora de SwáSthya Yôga, formada pela Universidade de Yôga no Brasil. E confesso para vocês que não entendo nada de Yôga, mas eu sei que a prática traz muitos benéficos para a saúde e resolvi investigar.

Eu soube que nas aulas dela, ela propõe uma reeducação comportamental através da adoção de hábitos saudáveis que promovam qualidade de vida, bem-estar e autoconhecimento.

Abaixo algumas perguntinhas e respostas que fiz para a Fernanda para tentar entender como funciona:
Fernanda qual é o objetivo da sua aula?


O objetivo é conduzir o aluno a um estado de maior lucidez e consciência. Para isso começamos pelo que é mais denso, o corpo físico denso e energético. Iniciamos pela reeducação respiratória, tornando a respiração mais consciente e profunda.
Depois através da permanência durante alguns minutos em diferentes posições, fortalecemos a musculatura, desenvolvemos flexibilidade muscular e articular; massageamos órgãos internos. Ao final, ensinamos descontração emocional, concentração mental e meditação.
As técnicas promovem o aprimoramento do aluno, aquele que decidiu começar a praticar. À medida que vai se aperfeiçoando, se conhecendo melhor, melhorando a forma de relacionar-se com o seu corpo, com a sua alimentação, com o seu parceiro afetivo, sua família, seus colegas de trabalho, com a natureza, esse indivíduo que se tornou uma pessoa ainda melhor influencia positivamente o mundo a sua volta.
A quem se destina?
Às pessoas saudáveis e dinâmicas, homens e mulheres, empresários, estudantes, desportistas, pessoas que buscam uma vida mais produtiva e equilibrada. Que procuram uma ferramenta para lidar com o estresse e cobranças do cotidiano. Que queiram aprender a relaxar e, ao mesmo tempo, uma atividade que coloque seu corpo em movimento.
Quais são os efeitos da prática?
As consequências de estar praticando uma filosofia de vida saudável são muitas:
Gerenciamento do stress e ansiedade
Existe uma íntima relação entre a respiração e nosso estado emocional e mental. A prática estimula a respiração profunda e consciente despertando a observação de si mesmo, cultivando atenção ao momento presente. Estimula-se o relaxamento consciente o que permite aliviar tensões acumuladas, auxiliando na qualidade do sono, gerando um estado de pacificação emocional que vai além do momento de prática.

Melhora da postura, fortalecimento e flexibilidade
Durante a prática são executadas diversas posições que estimulam a força e a flexibilidade. O praticante tem total controle sobre a intensidade daquilo que acontece podendo dizer para si mesmo qual o limite do esforço, observando e respeitando as respostas que o corpo dá. Assim, força e flexibilidade são conquistados gradativamente.

Concentração e foco
As posições vão além do simples estímulo muscular ao corpo físico. Equilíbrio, determinação mental e concentração são praticados em sala e inevitavelmente se expandem ao dia-a-dia trazendo mais foco as atividades do cotidiano. Além disso, durante as meditações que finalizam a prática, estimulamos a atenção plena, permitindo que o aluno desenvolva e aprimore a sua intuição, fazendo escolhas mais acertadas em seu cotidiano.

Mas o que exatamente você ensina?
Sou instrutora de SwáSthya Yôga, formada pela Universidade de Yôga no Brasil. Comecei a lecionar em 2007 e pratico há mais de dez anos.
O Yôga é uma filosofia de vida prática que surgiu na Índia há mais de 5.000 anos. É um caminho de autoconhecimento, de união, de integração. Seu conjunto de técnicas visa desenvolver o máximo potencial humano e encontrar equilíbrio entre a vida cotidiana e realização pessoal.
Busco definição muscular, é possível trocar a musculação que eu faço pela prática?
Depende do nível de definição que você busca. Se você faz musculação porque gosta da hipertrofia, do inchaço muscular, então sugiro que continue com o seu treino. Agora, se o seu objetivo é uma definição do contorno corporal, então o yôga pode até mesmo lhe agradar mais.
Yôga emagrece?
Esse não é o objetivo da prática. Seria o mesmo que perguntar ao professor de tênis se esse esporte emagrece. Se você procura a prática ou o esporte com esta finalidade, o instrutor não conseguirá lhe ensinar a filosofia ou a técnica em si, pois você está apenas focado nos benefícios. E estes são apenas uma consequência de se estar praticando uma filosofia de vida saudável.
Mas, sim, o yôga pode lhe ajudar neste objetivo, pois equilibra o sistema endócrino, aumenta o autocontrole, diminui ansiedade e comportamentos compulsivos típicos de descontrole alimentar. Junto com exercícios aeróbicos e acompanhamento nutricional o yôga funciona como um suporte para conquistar o emagrecimento real: aquele que se sustenta, pois você cultivou novos hábitos!

Já vi fotos de posições de yôga e acho que é impossível para mim…
Realmente, algumas fotos assustam até a nós instrutores. A maioria dos meus alunos tem um alongamento normal, acredite. Alguns poucos dependendo da genética ou de seu histórico, se já foram bailarinos ou ginastas, partem para variações avançadas muito belas. Mas fique tranquilo, é normal se sentir enferrujado, você irá evoluir com calma e segurança, conquistando gradativamente o alongamento.
Já faço academia e gosto, preciso parar de fazer para praticar yôga?
De forma alguma. É provável que você faça academia com ainda mais prazer, pois terá um enorme ganho de consciência corporal que poderá aplicar a outros tipos de exercícios.

Muitos já me disseram que eu preciso fazer yôga, mas eu não tenho a menor ideia do que seja…
Minha recomendação é: Faça antes que você precise! E para saber do se que se trata a melhor forma é fazer uma aula. Afinal, se você nunca tivesse experimentado uma torta de chocolate, seria possível alguém descrever para você o sabor?

Obrigada Fernanda!

Acho que quero praticar!!! ahahaha ! vou fazer um vídeo com uma aula experimental e compartilho com vocês em breve! mil beijos !! Agora já sabemos um pouco mais sobre essa aula, agora Borá praticar!!!

Para quem quiser saber mais das aulas da Professora Fernada, deixo aqui os contatos dela:

Fernanda Rengel
www.fernandarengel.com.br
(48) 9989-6544 Brasil

Fernanda-Rengel_celebrity-Fashion-blog_alexia-nascimento

Fernanda-Rengel_celebrity-Fashion-blog_alexia-nascimento

Fernanda-Rengel_celebrity-Fashion-blog_alexia-nascimento

About

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *